top of page

Ações Sociais integradas de atendimento estratégico em saúde mental para advocacia negra


ANAN - Associação Nacional dos

Advogados Negros- SP



A Ação Social ANAN E O MUNDO é um conjunto de ações integradas para Atendimento Estratégico em Saúde Mental para Advocacia Negra. Fruto de pesquisa realizada pelo Departamento de Recursos Humanos da ANAN (Associação Nacional da Advocacia Negra) traz o número de 6000 advogados negros, de nacionalidade brasileira, associados à ANAN reconhecidos entre os anos 2019 - 2020, que obtiveram ou estão em curso para obter o título de Bacharel na área de Direito.


O objetivo geral é compreender a influência do processo pandêmico na saúde mental dos advogados negros em suas necessidades emocionais, focando nos associados da instituição.

Os sujeitos envolvidos foram 70% dos membros ativos e assíduos nas reuniões da instituição, de idades variadas e gênero masculino e feminino, atualmente residentes nos locais de atuação da ANAN - Todos os estados da Federação. Todos voluntários e concordantes com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O Instrumento foi uma entrevista semi-dirigida, para explorar a relação da representatividade social com a identidade socio-afetiva do advogado.


O acompanhamento do material foi realizado a distância pela pesquisadora, seguindo o protocolo de aplicação do desenvolvedor da ferramenta, mantendo acesso via e-mail e contato telefônico para esclarecimento de quaisquer dúvidas. A devolutiva será realizada via acesso a publicação dos resultados obtidos.


Os resultados preliminares consideram que os participantes permanecem em situação de isolamento social, tendo ocorrido aumento do número de casos e evoluindo para 4.000 mortes diárias pela COVID 19 no pico da segunda onda do surto, e o surgimento de novas cepas. No período em questão, os advogados continuam a litigar, e aguardando aprovação da liberação de vacinações por parte do governo.


No que diz respeito à identidade socio-afetiva, denota-se que o processo pandêmico interfere no sentimento de pertencimento a determinado local, não só por questões socioculturais, tais como educação, vulnerabilidade social e ações culturais, mas étnico-raciais evidenciando o sofrimento ético-politico advindo do racismo estrutural. No entanto, emerge um novo fenômeno derivado da ruptura com o conceito da práxis arbitrária e de territorialidade, apontando para um conceito novo, e o sentimento de pertencimento ao mundo ilimitado por fronteiras.


Todas se referem a habilidades intelectuais e cognitivas articuladas e mediadas pelo RH da ANAN, sob o aspecto da ruptura afetiva causadas pela pandemia e o sofrimento ético-político do racismo estrutural. Este está sendo o maior investimento na equipe (todos os associados) em desenvolvimento de pessoas e treinamento.


Seguem:


1) Conhecimento das Ferramentas Tecnológicas com foco na promoção em acessibilidade para crescimento do conhecimento e fortalecimento da advocacia negra;


2) Qualificação em outros idiomas com foco em desenvolvimento de pessoas, abrangendo diferentes culturais em busca de tornarmo-nos autores de nosso próprio destino, em função do diálogo, acolhimento e respeito;


3) Desenvolvimento de habilidades lingüísticas/ Posicionamento digital: os Valores da ANAN estão pautados na construção de bons relacionamentos, amparados por respeito e equilíbrio emocional. Nesta vertente, o pensamento crítico, os valores e as ideias propostas no meio digital são tendência acelerada pela pandemia, e exigem articulação para combater à desinformação online, interferência eleitoral e discurso de ódio;


4) Adequação à nova realidade/ flexibilidade em enfrentamento de crises: atualização e engajamento voltado para aquisição de habilidades que transformaram o perfil do público atendido por advogados em diversas áreas.


Principalmente no perfil do consumidor online e na economia circular;

5) Networking: Atitude e Motivação: a finalidade de promover valorização da advocacia negra, incluindo os operadores do direito em sua totalidade. Promover essa ação permite desenvolver-se para um período pós pandêmico, em modalidade híbrida, aumentando a segurança no trabalho e a instituição de protocolos de conduta.


As ações sociais acima são desafiadoras e urgentes em nosso tempo. Na próxima publicação trarei mais a respeito de cada ação social e seus aspectos práticos de caminhos possíveis, encontrados em diversas referências coletadas na pesquisa, e que estão avançando hoje.


* Neuropsicóloga e Especialista em Deficiências Intelectuais e Múltiplas Headhunter do

RH da ANAN e da ANAN Emprega


Comments


Leia também:

bottom of page