Entre 2021 e 2023, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aumentou em 45% o valor das custas judiciais. A última variação foi registrada em 28 de dezembro do ano passado, no meio do recesso forense, pela variação da Ufir.
O TJRJ foi um dos tribunais que mais aumentaram o preço cobrado do cidadão pela prestação jurisdicional no período. O resultado disso é que Justiça cara afasta a sociedade do Poder Judiciário e da resolução de suas lides. A quem interessa essa violação do princípio constitucional do acesso à Justiça?
Para dar um basta a esses aumentos proibitivos, a OABRJ pede a ajuda da sociedade para pressionar o tribunal a recalcular o valor das custas lançando a campanha “A Justiça Custa um Absurdo”, cujo primeiro movimento é um abaixo-assinado que será levado pelos representantes da advocacia fluminense ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Trata-se de um absurdo estado de coisas inconstitucional. A Presidência da OABRJ, Luciano Bandeira à frente, e eu, na Vice-Presidência, travaremos essa luta no CNJ”, diz Ana Tereza Basilio.
Faça sua parte; assine, compartilhe nas suas redes sociais, divulgue o quanto puder.
Entre no link abaixo para participar...
Comments