top of page

Fundação Casa do Estudante do Brasil - FCEB

Instituição Fundada em 1929, em prol da educação e cultura


Bacharel em Direito, Roseane Paradella Magaro - Presidente

A Fundação Casa do Estudante do Brasil possui um histórico digno de todas as homenagens, por tudo que tem realizado pela classe estudantil ao longo dos seus quase 100 anos de existência. Trata-se de uma Instituição de direito privado, que desenvolve suas atividades assistenciais com foco nos estudantes carentes, baseando-se na ética e no compromisso de auxiliar esses jovens a terem um futuro digno e promissor, capaz de inseri-los no mercado de trabalho em condições de igualdade com os demais estudantes ou, minimamente, dar-lhes a oportunidade de escolha por qual melhor caminho seguir.


Tenho grande orgulho de estar ocupando a Presidência desta entidade, mesmo enfrentando os desafios de gerenciar obras assistenciais com parcos recursos e fazendo uso da criatividade perante as dificuldades, algo tão comum entre as mulheres. Esse fato merece destaque porque após sua fundação pela Senhora Anna Amélia de Queiroz Carneiro de Mendonça, a qual conduziu os trabalhos com brilho e dinamismo, tornando a sua criação respeitada até mesmo internacionalmente, sou a segunda mulher a presidir a Instituição e isso, por si só já demonstra o grau de responsabilidade que assumi no início deste ano.


Nessa caminhada tenho a participação de Conselheiros os quais, assim como eu, investem parte de seu precioso tempo para tornar realidade os projetos sociais voltados para os jovens carentes e estamos sempre nos surpreendendo com a infinidade de talentos que só precisam de um olhar diferenciado capaz de reconhecer suas habilidades e oferecer-lhes apoio na construção de um futuro repleto de conhecimento e oportunidades.



Prédio da FCEB : Praça Anna Amélia, número 9 - Castelo -RJ

Em tempos de pandemia, temos consciência de nossas limitações e dificuldades, porém nossa vontade de acertar supera essas questões. Estamos com projetos desenvolvidos por comissões formadas e coordenadas por Conselheiros e com a participação de convidados, todos compromissados com as necessidades pontuadas através de nossas pesquisas e o resultado de todo esse empenho faz-nos acreditar que a Fundação tem que manter seu lugar de respeito e confiança junto aos estudantes carentes e a sociedade em geral para que vislumbremos novos horizontes convertendo sonhos em realidades, conhecimentos em possibilidades e atitudes em formação de cidadãos capazes de transformar vidas.


(*) Representação & Justiça: Espaço dentinado para Instituições representaivas


Leia também:

bottom of page