top of page

Impulsionamento da Carreira com Método JCE

Josué da Conceição*

Problema: o que pode atrapalhar uma pessoa a conquistar seus objetivos, metas, realizações e sonhos? Uma pessoa quando segue uma orientação de tarefa no trabalho, por exemplo, pode ter menos chances de cometer uma falha sobre determinado processo ou procedimento já, a pessoa que não quer seguir tal orientação pode ter a tendência de mais chances de erros na tarefa. Uma das condições que podem atrapalhar uma pessoa é a mesma não seguir um “caminho seguro” como um conjunto de boas práticas de ações positivas que mantém a pessoa impulsionada e motivada para usar uma estratégia e alcançar resultados satisfatórios. Nesta dica para o leitor viso compartilhar de forma “saudável” um pouco da experiência de como uma pessoa pode ter bons resultados em sua carreira profissional com o uso do Método JCE. O método possui um conjunto de regras simples e básicas composta por quatro fases em um ecossistema.


Necessidade: qual estratégia uma pessoa poderia usar para aumentar a sua chance de conquistas positivas? Independente de ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica é interessante analisar o “comportamento” (1ª Fase do ecossistema) que está sendo usado como postura desta pessoa. Em um exemplo imagina você com a responsabilidade de avaliar um candidato a um cargo em sua empresa se, este candidato for uma pessoa sem educação, desorganizada, não possui uma vestimenta adequada e, é arrogante você o contrataria? Bom, hoje uma pessoa que visa ter sucesso em sua carreira deve estar atenta em como está se comportando e ter a capacidade de auto avaliar a sua própria postura para cada momento de ocasião e oportunidade. Você já ouviu alguém falar: não me importo com o que pensam e falam de mim! Esta frase não pode ser “contagiosa”, mas, cabe à pessoa ter a sua própria postura de acordo com a sua realidade e buscar evolução para ter sucesso.

Agora que já entendeu sobre a fase do comportamento dentro do contexto, te convido a pensar em como “cultivar” preparar e cuidar da sua “trajetória” (2ª Fase do ecossistema) no sentido da identificação para o mercado profissional e como pessoa. Existem diferenças entre o perfil da pessoa que somente investe em conhecimento para a pessoa que investe e evidência de uma forma apresentável utilizando recursos de tecnologia ou recursos físicos.


Fazer conexões com outras pessoas é um caminho inteligente para aumentar a sua rede de possibilidades para parceria e negócios e nesta linha de raciocínio é extremamente importante ter o que apresentar para esta conexão! A conexão aqui é outra pessoa que pode ser da mesma área que você ou não e poderá ficar sabendo do que você cultiva, por exemplo. Hoje, uma pessoa que não possui um Portfólio apresentável está a um passo atrás de quem possui. Imagine poder ter a opção de apresentar a sua trajetória de vida e profissional e, pode fazer com que seja notado com um olhar diferenciado no mercado.


Já parou para analisar que existem várias pessoas investindo para conseguir “algo” que pode ser de interesse em comum a outras pessoas este investimento pode ser em vários sentidos como exemplo: formação escolar, empreendimento, imóvel etc. Neste contexto uma realidade é que nem todas as pessoas irão conseguir conquistar somente “vitória” a todo o momento onde, vai ter situações que naquele instante hábil não poderá ser possível conseguir por algum motivo. Nesta linha de pensamento é interessante pensar que em determinado momento da vida uma pessoa pode receber uma resposta com não ou sim sobre “algo” e, esta pessoa deveria estar preparada para avaliar o contexto e poder lidar com Status Negativo ou Status Positivo (3ª Fase do ecossistema). Você está preparado?


Justificativa: seguir um “caminho seguro” em um ecossistema composto por habilidades que uma pessoa pode ter a condição de agir com ações positivas e obter impulsionamento e motivação pessoal é um dos objetivos para uma pessoa ter bons resultados na carreira profissional com o método JCE. Seguindo as regras básicas do método a pessoa possuirá a capacidade de responder perguntas como: Qual o seu comportamento diante aos desafios e dificuldades? Como está sendo a sua identificação em sua trajetória de vida? Como você lida com respostas que podem ser satisfatórias ou não naquele momento? Em uma analogia para cada Fase do ecossistema pode ter a condição de haver uma “relação” com habilidades como: uma pessoa seguir um caminho seguro; pedi ajuda; ter atitude e proatividade; não desistir nunca; não ter medo de errar; se conectar a outras pessoas; viver a sua realidade; rever o percurso e tentar novamente; se espelhar em quem já venceu; investir no conhecimento; aprender com erros; respeita opiniões e acreditar que é capaz. Esta relação com habilidades poderá sustentar e fortalecer no desenvolvimento pessoal e profissional tirando o impedimento que possa atrapalhar uma pessoa de obter uma conquista em sua trajetória. Uma “vez” a pessoa sabendo remover o impedimento ou, seja, o que possa está atrapalhando seu comportamento, a construção da trajetória de sucesso e saber lidar com resposta de “Sim” ou “Não” a pessoa poderá aumentar a sua chance de conquistas positivas como: objetivos alcançados; metas; realização profissional e sonhos com resultado seguro (4ª Fase do ecossistema).


Conclusão: com muito estudo e dedicação desenvolvi este método com base na experiência de vida e profissional com intuito que qualquer pessoa possa seguir instruções de boas práticas e saber que pode ir pelo “caminho seguro” para ter sucesso e, alcançar suas conquistas com bons resultados. Segui este caminho e hoje, como Escritor, Palestrante, Professor de TI, Consultor de Carreiras, Influenciador Digital e Formação de Especialista em Gestão de Sistemas de Informação. Agradeço a Deus por influenciar e poder motivar pessoas. Você que gostou e achou interessante faça o contato para parcerias e negócios através de um canal de comunicação.


(*) Escritor, Palestrante e Especialista, Graduação em Sistemas de Informação - FAETERJ e

Especialização em Gestão de Sistemas de Informação - FEUC




Comentarios


Leia também:

bottom of page