top of page

Só há desenvolvimento com educação e só há educação com leitura


Professor Juarez Angelo Lopes.

Ler com uma boa velocidade e um bom nível de compreensão do texto deveria ser o grande sonho de qualquer leitor.


Infelizmente o interesse pela leitura vem diminuindo cada vez mais entre os brasileiros, principalmente os jovens.


A notícia boa é que existem técnicas de aprimoramento da leitura como a Leitura Dinâmica e a Otimização do Estudo que habilitam o leitor a melhorar seu interesse pela leitura bem como a qualidade da mesma.


Nossos cursos de Leitura Dinâmica e de Memorização e Otimização do estudo visam capacitar o leitor tradicional a alcançar este objetivo.


Sou o Professor Juarez Angelo Lopes, diretor e idealizador do IOM, pioneiro e o único notório especialista em Leitura Dinâmica no Brasil. Nesses últimos 50 anos, vimos colecionando experiências de sucesso através de nossos alunos aprovados em diversos concursos públicos em todo o país, principalmente na área jurídica. Destacamos também como nossos alunos os grandes magistrados: Dr. William Douglas, considerado pelos concurseiros como “O REI DOS CONCURSOS PÚBLICOS”, Dr. Ricardo Areosa e o Dr. Helio Monjardim, dentre outros. Da Escola Superior de Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, tivemos a alegria de ter como nossa aluna, a grande mestra Dra. Judith Regis Moreira.


Nossos cursos seguem a linha do grande educador, Paulo Freire, que há muito nos ensina: "Estudar é uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever, sendo tarefa de sujeito e não de objeto. Estudar é, acima de tudo, pensar a prática e pensar a prática é a melhor maneira de aprender". O grande responsável pelo aprendizado é o próprio aprendiz, que, segundo o educador, deve pegar o texto de um autor e transformá-lo em um texto seu, sem perder a essência do original. Propomos estudar para a vida e não apenas para passar de ano, para atender uma exigência do professor ou do estabelecimento de ensino. Temos a firme convicção de que saber estudar é acima de tudo saber pensar. Somente através de um pensamento estruturado e organizado um povo é capaz de redefinir e melhorar o seu destino, tendo como meta uma melhoria constante de sua qualidade de vida.


Uma grande preocupação nossa é que a maioria dos alunos das Escolas Públicas não têm condições financeiras para investir num treinamento desse.


Tentando solucionar este problema, estamos dispostos a disponibilizar gratuitamente nossos cursos para todos os alunos interessados de Escolas Públicas, inicialmente, do Rio de Janeiro.


Os Órgãos Públicos, se tiverem interesse, poderão contratar nossos cursos para os Professores e Funcionários das Escolas Públicas desta cidade, sem licitação, pois somos considerados Notórios Saber para este fim.


Quem sabe, num esforço conjunto nosso e dos órgãos Públicos estaduais e municipais, responsáveis pela educação no Rio de Janeiro possamos conseguir aumentar o número de bons leitores, principalmente entre os jovens.


Se algum leitor tiver algum contato com este órgãos que possa facilitar esta parceria, ficaremos eternamente agradecidos.


Professor Juarez Angelo Lopes.

Leia também:

bottom of page