top of page

VOCÊ JÁ NADOU HOJE?

Por Alexandre Bruno


Há diversos estudos e artigos que falam a respeito da prática da natação e dos seus benefícios. É um esporte que permite o seu começo já com seis meses de idade e se prolonga pela vida toda. Qualquer pessoa pode se aventurar, seja ela alta, baixa, obesa, magra, forte, fraca, com deficiência motora ou mental, rica, pobre. Enfim, é um esporte bastante democrático.


Porém, aprender a nadar é uma tarefa demorada e desafiadora, porque o indivíduo estará entrando e um ambiente diferente.



Nele, há muitas variações de movimentos por consequência dos seus quatro estilos de nado (borboleta, costas, peito e crawl), há a necessidade da adaptação precoce envolvendo a respiração, nos quais se inspira pela boca e expira pelo nariz (respiração voluntária), e ainda ter o controle da coordenação motora para conseguir sincronizar as pernadas com as braçadas e se manter na superfície da água comum bom deslize.Então, são muitas as situações que o praticante deve desenvolverão longo do tempo, só que quando mais rápido, melhor.


E para isso acontecer, é necessário que se pratique várias vezes possíveis durante a semana em aulas de natação, em clubes, academias ou ate mesmo em casa.E quanto mais o iniciante praticar,se aperfeiçoará nestas situações e ainda ganhará mais folego para nadar por mais tempo, alcançando assim os vários benefícios, que serão citados ainda neste texto.

As crianças são colocadas nas turmas de natação o quanto antes, por causa das suas melhores condições de aprendizado.Mas isso é facilitado pelos seus professores por incluir nos exercícios, diversas brincadeiras e jogos para tornar as aulas mais prazerosas e dinâmicas. Isso aumenta a confiança e a auto estima delas. Tem pais que contratam personais para que o seu filho nade mais e desenvolva mais rápido os outros estilos de nado. Já com os adultos que estão iniciando, o processo de aprender a nadar, não é igualporque não tem como os seus professores ficarem na água e ajudar como acontece com a garotada devido ao grande quantitativo de pessoas que estão ali praticando e por terem sua própria autonomia. Acabam por ficarem “sozinhas”, dependendo de si mesma. Dependendo também do lugar em que ela estará realizando às aulas.


Contudo, faz muita diferença sim quando o aluno contrata um professor particular para lhe ensinara nadar. As possibilidades aumentam sob o aspecto emocional e no desenvolvimento do nado propriamente dito. Mas há um paradoxo, e este deve ser quebrado. Dizem por aí que o professor de natação,ao querer que seu aluno iniciante comece a nadar logo e já no primeiro dia, já bata o recorde dos 100m livres, sem se importar com suas emoções e a sua capacidade física. O que não é verdade porque este não é o perfil de um grande profissional, que respeita o seu aluno e ainda como pessoa.


Não há a necessidade de lhe causar algum tipo de desconforto e constrangimento. O esforço para aprender a nadar existe, é claro, percebemos isso nas passagens do texto, mas, a sua prática deve ser sempre bem orientada e realizada gradativamente com prazer para ambas as partes. Então, não passe por esse processo sozinho no qual você poderia estar acompanhado.Contrate um profissional para lhe auxiliar e a tornar isso uma realidade. As posturas erradas e as dificuldades que tiver, serão transformadas em incentivos e o seu aprendizado será rápido e satisfatório.


Vai valer a pena!

E por que devemos saber nadar?


Em quase todo lugar que frequentamos, temos contato com rios, lagoas e com o mar. Devemos ainda levar em consideração que,por vivermos em um país Tropical, somos pegos de surpresa por chuvas torrenciais que provocam enchentes. Saber se deslocar na água é uma grande vantagem e com isso, podemos salvar vidas. Inclusive salvar a si mesmo ea de quem você ama.Os índios na época do descobrimento, se refugiavam nos rios e assim não eram capturados.A importância de saber nadar para alguns foi muito importante naquela época. E sem todo esse conhecimento e recursos que temos nos dias de hoje.


E finalmente, falando sobre os benefícios da prática da natação que virão ao longo do tempo: Ajuda afortalecer toda a musculatura corporal, não sobrecarregando as articulações com os impactos, como acontece nas corridas, e promove no final do treino o relaxamento muscular, ajuda na queima de calorias e na diminuição do peso corporal, ocorre melhoras no condicionamento físico para qualquer um dos objetivos desportivos-competitivos de auto rendimento ou não, mais disposição para as AVD’s (Atividade da Vida Diária), como subir e descer uma escada, dançar, caminhar, melhora no sono e etc. Em função de ser realizada na posição horizontal, bem como pelo efeito da pressão hidrostática da água, promove o aumento do retorno venoso e do volume sistólico, possibilitando assim menores valores do débito cardíaco durante o exercício, ou seja, em pouco tempo o coração se manterá com os batimentos leves e moderados, como se a pessoa estivesse em repouso durante aquele exercício.Não dá para fugir...E então, você já nadou hoje?


Sou ALEXANDRE BRUNO, professor com graduação plena na Educação Física, Personal Trainer e Instrutor de Natação de crianças, jovens e adultos. WHATS APP 21 979733877


Leia também:

bottom of page