A Justiça arquivou o processo criminal contra o procurador Demétrius Oliveira Macedo, que espancou sua chefe Gabriela Samadello Monteiro de Barros dentro da prefeitura de Registro/SP, em 2022. Absolvido em junho de 2023 após diagnóstico de esquizofrenia paranoide, ele foi considerado inimputável e permanece internado em um hospital psiquiátrico, onde deve ficar por no mínimo três anos.

O juiz Raphael Ernane Neves destacou que Demétrius foi examinado por cinco médicos, todos concluindo que ele sofre da doença. "Somente se defendeu argumentando não ser capaz de entender o caráter ilícito do fato", afirmou o magistrado ao determinar a absolvição imprópria e a internação. O arquivamento definitivo ocorreu no último dia 26.
Demétrius foi preso em 23 de junho de 2022, após o vídeo da agressão circular amplamente. Desde a sentença, esteve na ala ambulatorial da Penitenciária III de Franco da Rocha e, em março de 2024, foi transferido para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté, unidade destinada a internos com transtornos mentais que cometeram crimes. A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo confirmou que a permanência dele no local será definida pela Justiça.
Comments