top of page

MPRJ promove a Campanha Setembro Amarelo


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria-Geral de promoção da Dignidade da Pessoa Humana(COGEPDPH/MPRJ), promoverá em setembro a campanha em atenção ao mês internacional da prevenção ao suicídio. Durante todo o mês, a instituição vai abrir espaço para eventos sobre saúde mental, organizados pela COGEPDPH. A Campanha Setembro Amarelo marca a importância de trabalhar a promoção da saúde mental e teve início a partir da exposição Arte em Travessia, inaugurada na segunda-feira (12/09), no Corredor Cultural do MPRJ.

A procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora da COGEPDPH/MPRJ, lembrou que a exposição é apenas uma das ações do MPRJ para o mês de campanha: "O MP tem uma série de iniciativas com foco na saúde mental, nosso Centro de Apoio Operacional Cível tem esse trabalho, além da força-tarefa da desinstitucionalização ( FT-DESINST ) que marcha no mesmo sentido, de desconstruir estereótipos e o preconceito em torno do tema, trazendo os sujeitos de volta ao convívio social , através também de um intenso trabalho junto aos pontos de atenção das redes de atenção psicossocial e dos serviços socioassistenciais."

O MP, por meio das Promotorias de Justiça com atribuição para a tutela coletiva, fundamenta a sua atuação funcional na luta antimanicomial e atua para garantir a integração de todos os portadores de algum tipo de sofrimento psíquico à sociedade, coibindo qualquer tipo de discriminação e ilegalidade. Entre as ações desenvolvidas pelo CAO das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência do MPRJ está o Projeto Saúde Mental é Mais Legal, que tem como objetivo facilitar a interlocução entre as Promotorias e as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) e de Assistência Social, para encontrar alternativas e soluções mais efetivas no trato das questões que envolvem a pessoa com transtorno mental. O GT ( Grupo de Trabalho ) MP Desinst tem como objetivo promover a atuação do MP, com foco na desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos internados em longa permanência, em atenção a Lei n.º 10.216/2001, assim como de pessoas portadoras de sofrimento psíquico acolhidas em locais inadequados, em desrespeito ao que se recomenda a Convenção da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.

Outra iniciativa do MPRJ é o Módulo de Saúde Mental (MSM), um sistema informatizado desenvolvido para o envio das notificações de internações psiquiátricas involuntárias, para o acompanhamento de pacientes portadores de algum tipo de sofrimento psíquico, a fim de permitir uma atuação efetiva da Instituição pela guarda dos direitos fundamentais e pela efetivação do direito à convivência familiar. O MSM foi, portanto, criado com o objetivo de promover, facilitar e aperfeiçoar a atuação em favor da proteção e do cuidado a essas pessoas, permitindo, inclusive, o controle das curatelas e respectivas prestações de contas.

"Durante o mês de setembro, dentro dessa proposta, vamos trazer a fala de psiquiatras, alguns da nossa instituição; vamos organizar rodas de conversa sobre temas relacionados à saúde mental, ansiedade, depressão. Serão feitas essas propostas para que a gente fale o máximo possível e possa apontar caminhos para quem aqui dentro da instituição esteja experimentando algum tipo de sofrimento e precise de ajuda.", ressaltou a promotora Patrícia Carvão.

Confira abaixo a Programação Setembro Amarelo no MPRJ:

12/09 a 30/09, 11h às 17h - Exposição: Arte em Travessia

Curadoria: Marcelo do Valle e Otávio Avancini.

Local: Corredor Cultural do MPRJ

Endereço: Avenida Marechal Câmara, 370, subsolo, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Público externo

14/09, 11h30 - Roda de conversa sobre saúde mental - local sala multimidia - público interno - palestrante Dr. Sebastião Felix Pereira Junior, psiquiatra no MPRJ

Público interno

19/09, 11h – Roda de conversa com os artistas que estão com trabalhos expostos no Corredor Cultural - tema - saúde mental e arte - local sala multimidia

Público interno

21/09, 11h30 – Roda de conversa sobre saúde mental - local sala multimidia - público interno - palestrante Dr. Sebastião Felix Pereira Junior, psiquiatra no MPRJ

Público interno

23/09, 11:30 – CVV - no máximo 12 pessoas - local sala multimidia - público interno - Roda de Conversa, Tema: autocuidado com saúde mental, com facilitadoras do CVV _ Sônia e Isabel , só me deram esses nomes

Público interno

27/09, 10h – Evento on line Técnicas de prevenção ao suicídio, com Major Diógenes martins Munhoz, major do Corpo de bombeiros de São Paulo, 150 vagas. Inscrições pelo IERB. horário: 10h .

Inscrições pelo link: IIERBB (education1.com.br)

Público externo

28/09, 10h – Roda de conversa com a Dra. Claudia Débora Silberman. Tema: Depressão - quando a tristeza vira doença - sala multimídia.

Público interno

Por MPRJ

Leia também:

bottom of page